Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa elogia Centro de Tecnologia e Inovação Aeroespacial
25 de setembro de 2024

​O Ministro da Defesa Nacional presidiu à apresentação pública dos projetos do Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) Aeroespacial que teve lugar a 24 de setembro no Comando Aéreo, em Monsanto.

No seu discurso, Nuno Melo frisou que o CTI é “um desenvolvimento da maior importância para alavancar a economia nacional no setor aeroespacial, e concretizar a capacitação e afirmação do exercício da nossa soberania sobre o Espaço". O Ministro destacou “as atividades de investigação e inovação que serão desenvolvidas", além da “produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços de duplo uso, orientado para as empresas e para a criação de valor e retorno económico e pela captação de oportunidades de investimento e financiamento".

Durante a sessão, foram apresentados dois projetos inovadores: a aeronave regional ligeira LUS222, o primeiro programa aeronáutico completo em Portugal, e a capacidade SAR (Radar de Abertura Sintética), que, através de novos satélites, permitirá uma vigilância permanente do mar, das costas portuguesas e de todo o território; um importante apoio na gestão de emergências.

O CTI Aeroespacial resulta de uma parceria estabelecida entre a Força Aérea, o CEiiA e a Geosat com o objetivo de criar e desenvolver novos conhecimentos, tecnologias e aplicações para a indústria aeroespacial, capazes de dar resposta aos desafios globais e de contribuir para uma sociedade mais segura e sustentável.

A cerimónia também contou com a presença da Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier e com intervenções do Chefe do Estado Maior da Força Aérea, general João Cartaxo Alves, do presidente do Conselho de Administração do CTI, João Rebelo e do presidente executivo do CEiiA, José Rui Felizardo.​

​                        Galeria de Imagens​​​​

​​

​​​​​


Partilhar
Conteúdo