Ir para o conteúdo principal

Ministro da Defesa Nacional reúne-se com Presidente da República de Timor-Leste

No dia em que se assinala o 20º aniversário da Consulta Popular, o governante português transmitiu “o profundo compromisso em relação ao povo de Timor-Leste”

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa Nacional reúne-se com Presidente da República de Timor-Leste
30 de agosto de 2019
​​
​No dia em que se assinala o 20º aniversário da Consulta Popular, 30 de agosto de 2019, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, foi recebido pelo Presidente da República, Francisco Guterres Lú-Olo, a quem transmitiu “o profundo compromisso em relação ao povo de Timor-Leste”.

 
“Foi uma honra poder estar com o Presidente da República em representação do Primeiro-Ministro e do Governo português”, declarou o Ministro João Gomes Cravinho, descrevendo o encontro como um momento para recordar a emoção e o profundo compromisso e “para recordar os tremendos passos que foram dados ao longo destes 20 anos”.

 
Durante o encontro, o governante português reiterou a vontade de reforçar a cooperação a diversos níveis, trocaram impressões sobre os novos desafios das Forças de Defesa de Timor-Leste, nomeadamente ao nível da segurança marítima, assegurando o grande compromisso no apoio às Forças de Defesa de Timor-Leste e às novas responsabilidades que o país enfrenta. A cooperação já vem de longe, mas em breve será reforçada na componente marítima com o apoio na criação de uma autoridade marítima nacional, e os próximos militares cooperantes terão formação especial nesta área.

 
O Ministro da Defesa Nacional encontra-se em Timor-Leste para uma visita oficial de três dias, em representação do Governo, para participar nas Comemorações do 20º Aniversário da Consulta Popular que consagrou a autodeterminação do país. No final da reunião com o Presidente Francisco Guterres Lú-Olo, afirmou que este momento que agora se assinala demonstrou o “compromisso forte de Timor-Leste em querer exprimir a sua vontade democrática de ser livre”, considerando que “hoje estamos num país livre, soberano. Um país que olha para o futuro. Um país solidamente estruturado. O caminho destes últimos 20 anos é um caminho que enche de orgulho todos aqueles que sempre acreditaram. Tenho muito orgulho em dizer que Portugal sempre acreditou. E o tempo veio dar razão a essa confiança”.

 
À margem das comemorações oficiais, o Ministro João Gomes Cravinho visitou o Instituto da Defesa Nacional, encontrou-se com o Primeiro-Ministro e o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália, reuniu-se com os militares da Cooperação no Domínio da Defesa e inteirou-se dos projetos com Timor-Leste.



 

Partilhar
Conteúdo