Durante a sua visita, Azeredo Lopes, para além de dar as boas vindas aos novos alunos, desejando “toda a sorte” numa escola onde foi aluno “há muitos anos”, teve a oportunidade de conversar com professores e alunos sobre o Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz.
O Ministro da Defesa elucidou que “estamos a procurar que esses tipos de conteúdos integrem, naturalmente respeitando sempre a autonomia educativa dos estabelecimentos de ensino, os conteúdos que na esfera da educação para a cidadania são transmitidos aos estudantes”.
O referencial “é um projeto” do governo anterior em que o “mérito deste governo é o de passar de experiência piloto para a sua generalização”, afirmou Azeredo Lopes, realçando que o projeto parte um uma relação “muito virtuosa” entre Direção-Geral de Educação e o Instituto da Defesa Nacional.
O projeto iniciou-se em escolas do município de Baião e entretanto já foram celebrados protocolos com as principais Câmaras Municipais do distritos e do Porto e de Lisboa e o objetivo é espalhar o Referencial para ser generalizado por todo o país o mais depressa possível.
O Ministro da Defesa Nacional falou com alunos que este ano irão tomar contacto com o referencial pela primeira vez, abordou a importância das suas temáticas e realçou a importância da “segurança como o valor primeiro de uma sociedade”.
Duas ex-alunas que participaram no projeto-piloto do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz, durante o ano letivo 2015/2016, na Escola Secundária Garcia da Orta, partilharam os conhecimentos adquiridos com o Ministro e os seus colegas numa breve apresentação.
Vídeo