Ir para o conteúdo principal
Em conjunto com as Forças Armadas portuguesas, participam neste exercício forças dos EUA, da Holanda e da NATO


20 de fevereiro de 2013
José Pedro Aguiar-Branco deslocou-se à base aérea de Monte Real, acompanhado pelo General Luís Araújo (CEMGFA), pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e pelos Chefes de Estado-Maior dos três Ramos, onde assistiu aos briefings das missões e a alguns exercícios aéreos que se realizaram no âmbito do REAL THAW 2013 (RT13).

Aguiar-Branco salientou a importância destes exercícios “para que as operações [internacionais] corram de forma perfeita, para não falharem no momento certo”, acrescentando que “tudo o que nós possamos fazer para aumentar a capacidade operacional é fundamental”.

O RT13, que se realiza de 11 a 22 de Fevereiro, é um exercício multinacional e conjunto, abrangendo as forças aéreas, marítimas e terrestres de vários países, semelhante ao das operações militares internacionais em curso.

Coordenado a partir da Base Aérea Nº5, sob a égide do Comando Aéreo, tem como principais objetivos treinar, qualificar e preparar as forças participantes para as exigências que estrategicamente se apresentam hoje a Portugal e às Alianças Internacionais de que o país faz parte.

 


Última atualização: 14 de dezembro de 2018

Partilhar
Conteúdo