Ir para o conteúdo principal
A reunião focou-se no que está a ser feito no apoio à saúde militar, nas regras do uso de equipamento de proteção e incluiu uma análise comparativa das diversas medidas de restrição implementadas em vários países.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro e Secretária de Estado participam em apresentação do EMGFA sobre Covid-19
17 de abril de 2020

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, assistiram esta sexta-feira à tarde, no Ministério da Defesa Nacional, a uma apresentação do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) sobre a evolução da Covid-19 no universo militar, o estado dos infetados e o ponto de situação da crise pandémica no país e no mundo.

​A reunião focou-se no que está a ser feito no apoio à saúde militar, nas regras do uso de equipamento de proteção e incluiu uma análise comparativa das diversas medidas de restrição implementadas em vários países, sem esquecer a importância da recolha e partilha de conhecimento para sustentar tomadas de decisão, no âmbito da prevenção e combate ao novo coronavírus. A esse propósito, foram ainda abordados vários estudos de universidades como Harvard ou Cambridge e respetivas conclusões. Henrique Lopes, professor da Universidade de Lisboa, defendeu a importância do distanciamento físico mas alertou para os impactos do distanciamento social relativamente à saúde mental. O Ministro da Defesa Nacional considerou que os dados apresentados são muito úteis para a eventual implementação de medidas futuras e lembrou que as decisões tomadas pelo Governo foram sempre baseadas na ciência. 

Outro dos temas que mereceu destaque no encontro foi o projeto “Hospital Seguro" do Hospital das Forças Armadas, iniciativa focada sobretudo na reorganização de serviços e criação de zonas de contenção biológica. Na reunião estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, o Adjunto para o Planeamento e Coordenação do EMGFA, o Diretor de Saúde Militar e o Diretor do Hospital das Forças Armadas.

​​


Partilhar
Conteúdo