Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistra da Defesa assinala 74 anos da NATO com visita às instalações da Aliança em Portugal
04 de abril de 2023

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, visitou hoje, 4 de abril, as várias instalações da NATO em Portugal, no âmbito da celebração dos 74 anos da Aliança.

A visita teve início no Centro de Comunicações da NATO, em Oeiras, onde a Ministra da Defesa Nacional teve a oportunidade de conversar com os militares portugueses projetados em missões internacionais, destacando os vários elogios que tem recebido dos parceiros da Aliança sobre o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas.

Seguidamente, Helena Carreiras visitou as instalações da STRIKEFORNATO, onde teve oportunidade de conhecer em maior detalhe a sua missão, funções e atribuições.

A STRIKEFORNATO é um Comando destacável de forças de projeção de potência marítima, pertencente à NATO, constituída por treze nações membros, que fornece à Aliança a capacidade de integrar rapidamente capacidades navais e anfíbias dos EUA na Aliança. Este Comando conta com vários militares portugueses, sendo a segunda nacionalidade mais representada.

A terminar a manhã, a Ministra da Defesa foi recebida nas instalações da NCIA (NATO Comunications and Information Academy), contactando com as pessoas que desenvolvem trabalho nesta Academia, que presta serviços de formação e treino avançado à NATO e às Nações.


Entrada da Finlândia na NATO marca 74º aniversário da Aliança

A parte da tarde ficou marcada pela entrada oficial da Finlândia na NATO, na qual a Ministra da Defesa e a Embaixadora da Finlândia em Portugal, Satu Suikkari-Kleven, colocaram a bandeira da Finlândia junto das bandeiras dos restantes 30 Estados-Membros, numa cerimónia realizada no JALLC (Joint Analysis and Lessons Learned Centre ), em Monsanto.

Nesta cerimónia, a Ministra da Defesa felicitou a Finlândia pela adesão, referindo que Portugal fica mais forte e seguro com esta entrada.

"A NATO é uma aliança defensiva, que quer defender o seu território e os seus valores. Portugal e a Aliança ficam mais fortes e mais seguros com a entrada da Finlândia", disse.

A Embaixadora da Finlândia em Portugal agradeceu as palavras, num momento que definiu como histórico para o seu país, reforçando a mensagem de união entre as nações e de que o país estará mais forte e seguro com esta adesão à Aliança.

A Embaixadora destacou ainda a importante colaboração que existe entre Portugal e a Finlândia, que pretende que se fortaleça agora que integra a NATO.

Fundada a 4 de abril de 1949, e na qual Portugal foi um dos 12 Estados-Membros fundadores, a NATO é uma aliança política e militar que tem por objetivo a salvaguarda da liberdade e da segurança dos 31 Estados-Membros.​

​Galeri​a de Imagens

​​



​​Vídeo 

​​

Partilhar
Conteúdo