O Ministro da Defesa Nacional, em articulação com o CEMGFA, que coordena na dimensão operacional, na sequência de autorização genérica obtida, deu instruções para um empenhamento reforçado das Forças Armadas no auxílio às populações afetadas pela situação de calamidade que afeta vários territórios e que será crescentemente aumentado nos próximos dias.
Em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, procederam à montagem de equipamento para reforço das comunicações e forneceram várias toneladas de lonas para proteção provisória de coberturas em casas atingidas pela tempestade Kristin.
A intervenção foi realizada por equipas especializadas de trabalhos em altura da Engenharia do Exército, garantindo condições de segurança e eficácia na execução.
Na Marinha Grande foi disponibilizado um módulo de alojamento, com capacidade para 70 pessoas, dotado de iluminação. Além destes equipamentos foram empenhados três destacamentos de Engenharia, que se encontram a executar trabalhos de desobstrução e reposição de acessos prioritários.
Os militares da Marinha encontram-se a operar com diversas equipas nas zonas da Batalha, Coimbra, Tancos e Leiria, apoiando as autarquias e os bombeiros na ajuda às populações, na desobstrução e reconstrução de locais, edifícios, estradas, na operação e manutenção de geradores e redes de eletricidade, na remoção de detritos e no transporte de materiais de construção.
Neste esforço alargado, destacam-se os botes em prontidão para apoio às populações em zonas de cheias, alguns já posicionados junto às margens do Tejo, do Mondego e do Sado, considerando a previsão de chuva persistente para os próximos dias.
As Forças Armadas estão ao serviço de Portugal.
Veja a galeria de imagens do apoio das Forças Armadas na plataforma on-line