Ir para o conteúdo principal

16 de janeiro de 2026

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, presidiu à cerimónia de juramento de bandeira de Oficiais, Sargentos e Praças do Exército na Praça do Giraldo, em Évora.

Tratou-se de um dos maiores juramentos de bandeira do Exército nos últimos anos, refletindo um aumento de recrutamento de cerca de 13,5%, revertendo uma tendência de queda que se registava desde 2015.

Juraram bandeira militares do 2.º Curso de Formação de Oficiais de 2025 da Escola das Armas, 2.º Curso de Formação de Sargentos de 2025 da Escola de Sargentos do Exército e 7.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército.

Na sua intervenção, Nuno Melo enalteceu a opção de centenas de jovens que decidiram colocar as suas vidas ao serviço da pátria, e anunciou a aprovação pela Comissão Europeia da candidatura nacional ao projeto Security Action For Europe (SAFE), que permitirá o investimento de 5,8 mil milhões de euros em 5 domínios: terra, mar, ar, ciber e espaço, com grande retorno também para a economia do país.

Para além da extensa moldura humana presente no juramento de bandeira, acompanharam o Ministro da Defesa Nacional o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, entre outras entidades militares e civis.​


Veja a galeria ​de ​i​m​agens d​o evento na plataforma on-line​​​


Última atualização: 23 de janeiro de 2026

Partilhar
Conteúdo