O Ministro da Defesa Nacional inaugurou, no dia 5 de fevereiro, o Paiolim do Exército. Trata-se de uma nova área do Museu do Combatente, situada no Forte do Bom Sucesso, em Lisboa, onde se dá a conhecer a exposição “O Exército na História de Portugal".
Esta iniciativa visa retratar a História de Portugal através de imagens e objetos que ilustram a evolução do Exército, criando um diálogo entre o passado e o presente.
A “Fundação de Portugal", a “Baixa Idade Média", “Da Expansão ao Antigo Regime", “Portugal Constitucional", “O Exército Português nos Caminho da Paz" e a “Visão do Exército" são as temáticas em exposição.
Trata-se de uma experiência histórica e pedagógica em que o público é convidado a tocar em réplicas de objetos que marcaram a evolução do Exército ao longo dos séculos.
Na sua intervenção, Nuno Melo enalteceu o papel decisivo dos antigos combatentes na história de Portugal, bem como a salvaguarda do património à guarda das Forças Armadas.
No final da visita, o Ministro da Defesa assinou o livro de honra.
A cerimónia de inauguração contou, também, com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, e do Presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues.