O Ministro da Defesa Nacional presidiu à cerimónia do 236º aniversário da Academia Militar, que decorreu no dia 12 de janeiro em Lisboa.
No seu discurso, Nuno Melo sublinhou a relevância da instituição académica nos domínios da formação de oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana (GNR), no cumprimento das missões de paz e defesa do território nacional e em cooperações internacionais.
A cerimónia contou com a condecoração da Academia Militar com a medalha D. Nuno Álvares Pereira, mérito da Guarda Nacional Republicana, imposta pelo Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Ribeiro Veloso.
A distinção visa reconhecer o imprescindível e meritório trabalho realizado pela Academia Militar, ao longo de mais de três décadas, na formação de oficiais da GNR.
A Academia Militar tem por missão formar oficiais destinados aos quadros permanentes do Exército e da GNR, habilitando-os ao exercício das funções que estatutariamente lhes são cometidas, conferir as competências adequadas ao cumprimento das missões do Exército e da GNR e promover o desenvolvimento individual para o exercício de funções de comando, direção e chefia.
Também estiveram presentes, o Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, entre outras entidades militares e civis.
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on-line