O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, presidiu à cerimónia de entrega do Prémio Defesa Nacional 2024, no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, no dia 22 de outubro, uma distinção que reconhece anualmente trabalhos de investigação dedicados à História Militar Portuguesa.
O júri do Prémio Defesa Nacional 2024 foi presidido pelo Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), Major-general João Vieira Borges, e integrou como vogais os Professores Doutores Pedro Soares Branco, Luís Costa Sousa, José Varandas e João Figuerôa-Rego.
Na edição deste ano, o júri deliberou atribuir o prémio ex aequo às obras:
- “Poucos mas Bons, Portugal e a sua Marinha no Combate ao Tráfico de Escravos (1837-1904)”, da autoria do Capitão-de-mar-e-guerra Jorge Moreira da Silva;
- “Médicos e Cirurgiões do Exército Português na Guerra Peninsular — Percursos, Vivências e Contributos”, da autoria do Coronel Rui Miguel Correia Pires de Carvalho.
Foi ainda atribuída menção honrosa ao trabalho “Portugal at Sea — Nine Centuries of Maritime History”, do Capitão-de-mar-e-guerra José António Rodrigues Pereira.
O Prémio Defesa Nacional destina-se a galardoar estudos que contribuam para o enriquecimento do património cultural e histórico nacional, promovendo uma melhor compreensão da identidade e da consciência coletiva no âmbito da Segurança e Defesa Nacional.
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on-line