Ir para o conteúdo principal
​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou esta quarta feira as instalações do Comando Aéreo, em Lisboa.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa Nacional destaca aposta tecnológica da Força Aérea
25 de março de 2021

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou esta quarta feira as instalações do Comando Aéreo, em Lisboa, onde é feita a monitorização em tempo real de toda a atividade militar e civil no espaço aéreo português, e coordenadas todas as missões da Força Aérea, tais como o apoio no combate aos fogos florestais ou o transporte aéreo de doentes. 

Este acompanhamento permanente é efetuado por centenas de militares, em instalações subterrâneas protegidas, e assegurado através de plataformas tecnológicas de vanguarda, tais como o sistema Portuguese Sky Sentinel, recentemente desenvolvido pela Força Aérea, que integram informações de múltiplas fontes, incluindo o Espaço, ciberespaço e a inteligência artificial. 

Para João Gomes Cravinho, a utilização inteligente de novas oportunidades, que resultam das novas tecnologias, em particular a inteligência artificial, criam a possibilidade de responder aos novos desafios, permitindo ao mesmo tempo uma gestão cada vez mais eficiente dos meios. “O mais importante é a noção de que o trabalho da Força Aérea não pode ser estático. Precisa de constante evolução porque a evolução tecnológica é tremenda, neste momento", afirmou o governante, ao reconhecer a estratégia de modernização e inovação que tem sido desenvolvida e implementada pelo ramo das Forças Armadas. 

Além do Ministro, estiveram também presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Nunes Borrego.

​​Galeria de imagens


Partilhar
Conteúdo