Ir para o conteúdo principal
​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou esta quarta feira as instalações do Comando Aéreo, em Lisboa.


25 de março de 2021

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou esta quarta feira as instalações do Comando Aéreo, em Lisboa, onde é feita a monitorização em tempo real de toda a atividade militar e civil no espaço aéreo português, e coordenadas todas as missões da Força Aérea, tais como o apoio no combate aos fogos florestais ou o transporte aéreo de doentes. 

Este acompanhamento permanente é efetuado por centenas de militares, em instalações subterrâneas protegidas, e assegurado através de plataformas tecnológicas de vanguarda, tais como o sistema Portuguese Sky Sentinel, recentemente desenvolvido pela Força Aérea, que integram informações de múltiplas fontes, incluindo o Espaço, ciberespaço e a inteligência artificial. 

Para João Gomes Cravinho, a utilização inteligente de novas oportunidades, que resultam das novas tecnologias, em particular a inteligência artificial, criam a possibilidade de responder aos novos desafios, permitindo ao mesmo tempo uma gestão cada vez mais eficiente dos meios. “O mais importante é a noção de que o trabalho da Força Aérea não pode ser estático. Precisa de constante evolução porque a evolução tecnológica é tremenda, neste momento", afirmou o governante, ao reconhecer a estratégia de modernização e inovação que tem sido desenvolvida e implementada pelo ramo das Forças Armadas. 

Além do Ministro, estiveram também presentes o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Nunes Borrego.

​​Galeria de imagens


Última atualização: 25 de março de 2021

Partilhar
Conteúdo