Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistro da Defesa preside à cerimónia que assinala os 75 anos da NATO
12 de abril de 2024


O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, presidiu no dia 10 de abril à cerimónia que marcou o 75.º aniversário da NATO, no Centro de Análise Conjunta e Lições Aprendidas (JALLC), em Lisboa.

Na sua intervenção, Nuno Melo destacou o empenho e determinação de Portugal, desde a sua participação ativa na NATO, “numa abordagem verdadeiramente 360 graus, no ar, no mar, em terra, no ciberespaço e no espaço".

“Portugal foi ontem, é hoje e continuará a ser amanhã, um aliado capaz, confiável e competente, contribuindo para uma resposta coletiva e eficaz às exigências do atual quadro estratégico, nesta Aliança credível e profundamente respeitada", referiu o Ministro da Defesa Nacional.

Na cerimónia, que contou também com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Cartaxo Alves, dos Vice-Chefes do Estado-Maior da Armada e do Exército e de representantes das Estruturas da NATO com sede em Portugal, foram homenageados os militares portugueses mortos ao serviço da Pátria, em missões da Aliança Atlântica e assinado do livro de honra.

A NATO é uma Aliança Política e Militar, criada em 1949 pelo Tratado do Atlântico Norte, também conhecido por Tratado de Washington, que tem como principal missão garantir a proteção dos seus cidadãos e promover a segurança e estabilidade na região do Atlântico Norte.

Portugal integra o grupo dos 12 membros fundadores, a par da Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos da América.  Atualmente, para além dos fundadores, são 32 os países que fazem parte da Aliança – Albânia, Alemanha, Bulgária, Chéquia, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, Roménia, Suécia e Turquia.​


​​



Partilhar
Conteúdo