Com o intuito de proporcionar uma divulgação mais alargada, não só pela sua raridade e beleza, mas também pelo enorme interesse bibliográfico, esta obra foi, em 1999, editada em fac-símile (reprodução exata da edição original, incluindo fontes de letras, escala, ilustrações, diagramação e paginação), com uma tiragem de 575 exemplares, dos quais existe uma na Biblioteca da Secretaria-Geral para consulta.
Nesta monografia apresenta-se um estudo do Prof. Rui Carita que se centra na figura e obra de Manuel Godinho de Herédia, nascido em Malaca em 1563 e falecido em Goa em 1623, autor de uma quantidade apreciável de trabalhos cartográficos, sendo o mais importante o que agora se apresenta.
Ícone dos descobrimentos e da expansão portuguesa, este livro é considerado um dos conjuntos mais completos e importantes existentes em território nacional e incide sobre “as relações das iniciais armadas, com retratos dos vice-reis, dos governadores e das fortalezas e interesses portugueses no vasto Estado da Índia dos finais do século XVI aos meados do século XVII”. Convidam-se todos os leitores a passarem pela Biblioteca da Secretaria-Geral de modo a apreciarem esta magnífica obra.