Ir para o conteúdo principal
Ao completarem 18 anos, todos os jovens portugueses são chamados a participar no Dia da Defesa Nacional (DDN)

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasJovens consideram Dia da Defesa Nacional uma experiência positiva
08 de novembro de 2016
​​Desde que foi instituído, em 2004, mais de um milhão e cem mil jovens participaram no DDN. O que pensam os jovens deste dever militar e cívico? Todos os anos o Ministério da Defesa Nacional realiza um inquérito para conhecer as opiniões dos participantes. Na edição de 2015, os inquiridos manifestaram uma opinião muito positiva sobre o modelo do DDN.

Três em cada quatro inquiridos consideram ter tido uma experiência positiva ou muito positiva no Dia da Defesa Nacional (75,7%). Mais de metade afirma que se lhe fosse dada essa possibilidade gostaria de passar uma semana numa unidade militar (55,8%). No final da experiência, quando inquiridos, quase 80% dos jovens dizem ter mudado para melhor a sua opinião sobre as Forças Armadas. Cerca de 41% consideram mesmo a possibilidade de ingressar nas Forças Armadas, enquanto cerca de 22% admitem ainda não ter opinião formada.

Estes são alguns dos dados mais expressivos que podem ser consultados no relatório-síntese do inquérito de 2015 que se remete em anexo
 
COMO É O DIA DA DEFESA NACIONAL
O Dia decorre entre as 9h00 da manhã e as 17h30. As unidades militares onde se realiza o DDN estão localizadas o mais próximo possível da área de residência dos jovens, sendo a alimentação fornecida pelos centros de divulgação da Defesa Nacional. Caso não seja possível chegar por meios próprios, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, entidade responsável pela organização do DDN, providenciará a requisição de transporte público ou disponibilizará um autocarro.

O DDN procura sensibilizar os jovens para a necessidade e importância da Defesa Nacional, destacando o seu caráter multidimensional, com componentes militares e não militares, promovendo uma consciencialização no sentido de reconhecerem que a “Defesa Nacional é um dever de todos”.

Desde 2014, os jovens têm experimentado um modelo novo do DDN. Com este novo formato reforça-se a mensagem da componente militar da Defesa Nacional, através da realização num espaço específico destinado a cada um dos ramos das Forças Armadas, no qual existe uma maior interação com o meio envolvente. O DDN conta ainda com participações de entidades representativas das componentes não militares da Defesa, evidenciando o âmbito bem mais alargado e multidimensional em que este dever se insere.

Em 2004 foi instituído como dever militar e de cidadania o Dia da Defesa Nacional. Este dia visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, permitindo uma maior aproximação entre a sociedade civil e a instituição militar, constituindo hoje em dia por vezes a única ocasião de contacto direto da juventude com as Forças Armadas Portuguesas.
 
QUEM PARTICIPA NO DIA DA DEFESA NACIONAL
Durante 2016 têm sido convocados os jovens nascidos em 1997, cerca de 136 mil jovens, dos quais 110 mil residem no continente, 7 mil nas regiões autónomas e 19 mil no estrangeiro. Numa tentativa de aproximação aos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, o Ministério da Defesa Nacional realizou pela primeira vez, em 2016, o Dia da Defesa Nacional junto das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro. Em agosto 400 jovens participaram no DDN a bordo da Sagres no Brasil, durante os Jogos Olímpicos.
Atualmente todos os cidadãos portugueses quando perfazem 18 anos têm o dever militar de comparecer no Dia da Defesa Nacional. Desde a sétima edição, em 2010-11, que o DDN foi estendido às mulheres, pela introdução da igualdade de género no exercício dos deveres militares.



Partilhar
Conteúdo