Ir para o conteúdo principal
A cultura de partilha que resulta destas Jornadas promove parcerias que podem levar Portugal a um reforço da sua dimensão exportadora na área da Defesa.


21 de novembro de 2012
​Com o claro objectivo de estabelecer pontes entre o sector da Defesa e o meio empresarial e académico, nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação, decorreram hoje, 21 de novembro, as primeiras Jornadas de ID&I da Defesa. A diversidade e qualidade dos projetos e participantes nas Jornadas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Defesa (JID&I), são um excelente indicador dos resultados alcançados.

O Ministro da Defesa Nacional, que presidiu à cerimónia de abertura das JID&I, realçou a “aposta nas indústrias de Defesa e na sua interação com as empresas” como “um contributo fundamental para o crescimento da economia”. 

José Pedro Aguiar-Branco salientou ainda que nesta área da “investigação, desenvolvimento e criatividade, não há nenhum desafio ou dificuldade que seja intransponível”, concluindo que esta iniciativa “mostra que o maior valor acrescentado que podemos dar é o da inteligência humana e a capacidade de trabalho dos portugueses, como o maior contributo em benefício do crescimento”.

Em complemento às JID&I realizou-se uma exposição sobre os projetos da Defesa, da Indústria e do Sistema Científico, bem como algumas demonstrações práticas de projetos de ID desenvolvidos pelos Ramos das Forças Armadas, através dos seus Centros de Investigação. Em destaque estiveram projetos da área da monitorização costeira (Marinha), segurança alimentar e segurança estrutural de edifícios (Exército) e de veículos aéreos não tripulados (Força Aérea).



Última atualização: 14 de dezembro de 2018

Partilhar
Conteúdo