Ir para o conteúdo principal
João Gomes Cravinho destacou o “progresso significativo” na construção de um enquadramento para a participação das Forças Armadas dos Estados-Membros da CPLP em operações de paz das Nações Unidas

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasJoão Gomes Cravinho na 20ª reunião ministerial da CPLP
01 de junho de 2021

​João Gomes Cravinho destacou esta terça-feira, na 20ª reunião de Ministros da Defesa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, o “progresso significativo" na construção de um enquadramento para a participação das Forças Armadas dos Estados-Membros da CPLP em operações de paz das Nações Unidas.

Na reunião em formato digital, o Ministro da Defesa Nacional lançou um novo apelo para que os Estados-Membros da CPLP identifiquem forças e contingentes que possam associar-se aos contingentes portugueses nas fases de aprontamento ou já no terreno, de forma integrada ou separadamente, “dando prova do universalismo que caracteriza a CPLP e contribuindo concretamente para a paz e segurança internacionais".

A resposta ao terrorismo em Moçambique foi outro dos temas abordados por João Gomes Cravinho, que deixou uma mensagem de solidariedade para com o “país-irmão". O Ministro lembrou que Portugal e Moçambique iniciaram recentemente um programa bilateral de formação de forças especiais. “Moçambique encontrará em nós o apoio que julgar necessário", assegurou.

Aos homólogos da CPLP, o governante destacou também o papel que o Centro de Análise Estratégica da comunidade tem desempenhado na produção de conhecimento e a formação a formandos e interessados em toda a comunidade. ​



Partilhar
Conteúdo