Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou o procedimento de formação contratual, a realizar-se através da NATO Support Procurement Agency

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasGoverno autoriza novas viaturas táticas médias ligeiras para reforçar Exército
07 de novembro de 2016
Modernização das Forças Armadas
 

Governo autoriza novas viatura táticas médias ligeiras para reforçar Exército
​ 

- Aquisição de 47 viaturas táticas médias blindadas e não blindadas

- Aquisição será conduzida pela NSPA (NATO Support Procurement Agency)

 

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, autorizou o procedimento de formação contratual, a realizar-se através da NATO Support Procurement Agency, com vista à aquisição de 35 Viaturas Táticas Médias Blindadas e 12 Viaturas Táticas Médias Não Blindadas, para reforçar o Sistema de Informação e Comunicações Tático do Exército. 

A aquisição destas viaturas é um projeto a executar durante 8 anos (2016 a 2023) e não poderá exceder o montante de 13.33M€, conforme se encontra estabelecido na Lei de Programação Militar.

As viaturas 4x4 Porta Shelter SIC-T (blindadas e não blindadas) foram identificadas como necessárias para a edificação da Capacidade de Comando e Controlo Terrestre, dotando o Sistema de Informação e Comunicações Tático do Exército com um grau de mobilidade tática terrestre e proteção blindada ligeira.

A aquisição destas viaturas está contemplada na Lei de Programação Militar, através da Capacidade Comando e Controlo Terrestres, na categoria ML6 – Veículos Terrestres e seus componentes.

O Ministro da Defesa Nacional delegou no Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, a competência para conduzir, em representação do Estado Português, o acordo que titulará as condições técnicas e financeiras da prestação de serviços de procurement pela NSPA. Será ainda constituída uma equipa de missão com elementos do Exército e da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional para acompanhar todo o procedimento a ser conduzido por esta agência da NATO.

 

07 de novembro de 2016


Partilhar
Conteúdo