O Ministério da Defesa Nacional designou o Tenente-Coronel João Pimenta, o Capitão-de-fragata Cláudio Sousa Dias e o Tenente-Coronel Fausto Ferreira de Campos para o desempenho de funções no âmbito do Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa com a República Democrática de Timor-Leste.
Estas nomeações, subscritas pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, foram propostas pela Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, após indigitação por parte dos respetivos Ramos, e terão a duração de um ano cada, iniciando-se este mês.
O Tenente-Coronel João Pimenta orientará os militares afetos ao Projeto de Formação e Treino, no sentido de dar cumprimento aos objetivos de apoio a todas as atividades de formação e treino das FALINTIL, as Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), bem como apoiar o levantamento das necessidades de formação no exterior dos militares timorenses. Coordena, ainda, conjuntamente com os restantes Projetos de CDD em Timor-Leste, os aspetos relativos ao ensino da língua portuguesa àqueles militares e dirige os cursos de língua portuguesa ministrados nesta Componente.
O Capitão-de-fragata, Cláudio Sousa Dias, terá a responsabilidade de apoiar a capacitação da Força Naval Ligeira e da Força de Fuzileiros timorenses. Em coordenação com o projeto anterior, ministra os cursos de língua portuguesa direcionados aos militares da Componente Naval e identifica as respetivas necessidades de formação, interna e externa.
No desempenho das suas funções, o Tenente-Coronel Fausto Ferreira de Campos orientará os militares afetos à Componente Força Terrestre, capacitando-os, designadamente ao nível da organização, estruturação e regulamentação da Componente, planeamento e condução de operações, realização e participação em exercícios. Em articulação com o Projeto de Formação e Treino, ministra os cursos de língua portuguesa direcionados especificamente aos militares da Força Terrestre, identificando as suas necessidades de formação.
Será entretanto retomada presencialmente a missão do Tenente-Coronel Osvaldo Rocha e Silva, que devido à pandemia de COVID-19 tinha sido suspensa. As suas funções implicam a capacitação do Instituto da Defesa Nacional de Timor-Leste (apoio ao planeamento e condução de Cursos e estágios, assessorar professores militares do corpo docente e ministrar alguns temas). Cabe-lhe, também, em conjunto com a Direção do Instituto da Defesa Nacional de Timor-Leste, integrar nos diversos cursos ministrados módulos de Língua Portuguesa, em coordenação com o Projeto de Formação e Treino.