A Universidade Autónoma de Lisboa acolheu, no dia 4 de dezembro, a conferência 'Portugal quer mais Europa... na Segurança e Defesa?”. O evento contou com a participação do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.
A conferência abordou os desafios e ameaças atuais, debatendo o papel da União Europeia na segurança e defesa, bem como a posição estratégica de Portugal neste contexto.
O Ministro da Defesa realçou que Portugal está empenhado “numa construção europeia emprestando-lhe esta nossa visão atlântica e lusófona, com vocação universal”, acrescentando que “é na Europa que Portugal quer a sua prosperidade.”
Nuno Melo relembrou os conflitos que se vivem atualmente em diferentes pontos do globo, como destaque para Ucrânia e para o Médio Oriente, os quais expuseram fragilidades e demonstraram a necessidade de a União Europeia “reforçar a sua própria Defesa”.
O Ministro da Defesa sublinhou, também, que Portugal decidiu incrementar o papel que lhe compete na NATO, com a apresentação um plano credível no sentido de garantir “um investimento de pelo menos 2% do Produto Interno Bruto até 2029.” A aposta nas indústrias de Defesa e na modernização dos equipamentos dos três Ramos das Forças Armadas é outro dos compromissos do atual Governo.
Nuno Melo terminou a sua intervenção pedindo aos alunos da universidade para não se esquecerem de que “no final, se tudo falhar – o que não desejamos - lá teremos os militares a defender-vos, e a defender-nos, a todos, porque as Forças Armadas são a essência da Nação portuguesa, a primeira expressão de soberania e a última fronteira da nossa independência.”