COMUNICADO
11. outubro. 2013
Os Governos de Portugal e da República da Roménia acordaram a venda de 12 aeronaves F-16 MLU para equipar a Força Aérea Romena.
Depois de negociações técnicas e financeiras, o acordo foi concluído com a aprovação do Governo dos Estados Unidos através da obtenção de um “Third-PartyTransfer”. Esta autorização, por parte do congresso dos EUA, era absolutamente necessária para que o acordo se concretizasse.
Nos próximos quatro anos as aeronaves irão ser modernizadas e submetidas a um rigoroso programa de inspecções e acções de manutenção. Os militares da Força Aérea romena (nove pilotos, e um total de setenta e nove técnicos) irão iniciar um programa de treino que no final os permitirá operar, em segurança, estas aeronaves.
A entrega das aeronaves está planeada para começar em 2016, por forma a que a Roménia possa atingir o IOC (Initial Operational Capability) já em 2017, com a ajuda e suporte da Força Aérea Portuguesa e também da USAF (United States Air Force).
O Governo da Roménia irá utilizar estas aeronaves para aumentar a interoperabilidade com as forças da NATO, assim como a sua contribuição para estas forças.
O Ministério da Defesa Nacional
11 de outubro de 2013