Ir para o conteúdo principal
Paulo Braga Lino participou nas cerimónias do 95.º aniversário da batalha de La Lys, que que se realizaram no passado sábado


15 de abril de 2013
Anualmente juntam-se em Béthune entidades francesas e portuguesas para prestar homenagem aos combatentes portugueses da I Grande Guerra, que perderam a vida na Batalha de La Lys.

La Lys foi uma das batalhas travadas entre os aliados e os alemães, durante a Ofensiva da Primavera, e onde se encontrava o Corpo Expedicionário Português.

Este ano estiveram presentes nas Cerimónias comemorativas o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, o Prefeito da Região de Pas-de-Calais, o Embaixador de Portugal em França, várias associações de combatentes e muitas entidades civis e militares que quiseram prestar, mais uma vez, homenagem aos soldados portugueses.

O cerimonial teve início no cemitério militar português de Richebourg, palco da batalha de La Lys, ocorrida a 09 de Abril de 1918, onde estão sepultados 1861 soldados portugueses. De seguida foi prestada homenagem ao Corpo Expedicionário Português, no monumento de La Couture, uma escultura em honra dos combatentes portugueses daquela batalha.

Paulo Braga Lino, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua intervenção destacou o trabalho de todos os que “ao longo de quase um século, têm permitido manter viva a memória de todos aqueles que combateram numa batalha que constituiu um marco relevante na Guerra de 14-18”.

Braga Lino evocou ainda “o sentido patriótico, a coragem e a esperança” dos combatentes das trincheiras de La Lys, como exemplo válido nos dias de hoje.



Última atualização: 17 de dezembro de 2018

Partilhar
Conteúdo