“O Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) é herdeiro do espólio e das tradições cartográficas militares e, também por isso, tem realizado uma obra notável ao longo da sua história”, considerou a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, na cerimónia de comemoração do 86.º aniversário deste Centro.
Na presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca e do Diretor do CIGeoE, Coronel Hélder Perdigão e, de outras entidades militares e civis, a Secretária de Estado reconheceu o trabalho desenvolvido “tão meritório”, desde a formação do CIGeoE, em 1932, então como Serviços Cartográficos do Exército.
“O serviço prestado pelo CIGeoE não seria possível sem a reconhecida competência e elevado profissionalismo e compromisso e dedicação prestado por todos aqueles que nele servem, militares e civis” e, que “livremente é reconhecido não só ao nível nacional, mas também, no exterior”, enalteceu.
Para Ana Santos Pinto, o CIGeoE constituiu-se como um “inegável fator de inovação e desenvolvimento do Exército e das Forças Armadas”, afirmando que responde não só aos “requisitos exigentes inerentes à condução de operações terrestres em diferentes teatros de operações, mas também, às necessidades dos outros ramos das Forças Armadas, das Forças de Segurança e, naturalmente da sociedade portuguesa”.
A cartografia e a informação geográfica e geoespacial são áreas que assumem hoje, “importância central no desempenho das missões das Forças Armadas”, considerou a Secretária de Estado, afirmando que “o trabalho desenvolvido pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército permite uma atuação em ambiente digital, com informação precisa e com origem de qualidade e certificada”.
No final, a Secretária de Estado impôs as insígnias de Membro-Honorífico da Ordem Militar de Avis, ao Estandarte Nacional do Centro de Informação Geoespacial do Exército, em representação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A Ordem Militar de Avis junta-se assim, às Insígnias de Membro-Honorário da Ordem Militar de Santiago de Espada, às insígnias Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique e à Medalha de Serviços Distintos.
O Centro de Informação Geoespacial do Exército sucedeu, a partir de 1 de agosto de 2015, ao Instituto Geográfico do Exército (IGeoE) - com base no Decreto Regulamentar nº 11/2015, de 31 de julho. Para além de contribuir para a componente operacional, disponibiliza informação essencial para as operações militares e também para a sociedade civil.