Ir para o conteúdo principal
Construído de raiz para apoiar veteranos e inválidos militares, o edifício da do CAS da Zona Oeste tem condições para servir a Família Militar

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasBerta Cabral visitou Centro de Ação Social em Runa
16 de novembro de 2013
​A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional visitou esta sexta-feira o Centro de Ação Social (CAS) de Runa, do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA).

Berta Cabral foi recebida pelo presidente do IASFA, Tenente-General Fialho da Rosa, pelo administrador Carlos Batista e pelo diretor do CAS, Coronel Carvalho Ribeiro, que conduziram a visita às instalações onde se encontram 101 utentes, distribuídos por duas unidades funcionais.

Na Unidade Funcional 1, para utentes autónomos, estão alojados 58 ex-militares dos três Ramos e viúvas e na Unidade Funcional 2, para utentes com diversos graus de dependência, vivem 43 pessoas.

Além destas unidades, o CAS de Runa também proporciona alojamento temporário. Com várias zonas de convívio, tem uma capela, um museu, que pode ser visitado mediante marcação prévia, e ainda a Ala da Princesa.

Por ordem da princesa Maria Francisca Benedita, o CAS de Runa começou a ser construído em 1792 como Lar de Veteranos Militares e, em 1827 foi inaugurado, numa localidade que dista apenas seis quilómetros de Torres Vedras, o inovador Hospital Real de Inválidos Militares.


Partilhar
Conteúdo