A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional considerou que o grande desafio para as Forças Armadas permanecerem eficazes “é uma questão ... de encontrar a maneira de serem mais eficientes no uso dos recursos disponíveis”.
Falando no Welcome Adress do seminário TechNet International 2013, organizado pela AFCEA – Associação para as Comunicações, Eletrónica, Informações e Sistemas de Informação para Profissionais, esta quarta-feira, no Centro de Congressos de Lisboa, Berta Cabral acrescentou que a dificuldade em aplicar esta ideia só será ultrapassada “combatendo a pressões políticas internas, a inércia burocrática e o receio da mudança, encontrando uma via para coordenar esforços” dos vários intervenientes representados no simpósio internacional que termina esta quinta-feira.
Resumindo, Berta Cabral apontou “a compreensão mútua” como imperativo para “aprendermos uns com os outros” e encontrarmos respostas que procuramos. “A resposta não é um pensamento isolado, um momento ‘eureka’, um lampejo de inspiração. As respostas derivam de uma rede de elementos que trabalham em conjunto para nos fornecer um novo padrão, uma solução nova e inovadora para problemas complexos”, explicitou.
Após a sessão de abertura do encontro, Berta Cabral visitou a área de exposição, onde figuram empresas nacionais e internacionais e um stand do Ministério da Defesa Nacional mostrando sistemas/equipamentos desenvolvidos pelos três Ramos das Forças Armadas, em cooperação com centros de investigação nacionais e empresas.