Ir para o conteúdo principal
Os três Ramos das Forças Armadas envolvem os seus meios humanos e materiais no salvamento diário de vidas humanas


04 de abril de 2013
Além das missões estritamente militares, muitas delas realizadas no âmbito dos tratados e deliberações internacionais em parceria com os nossos aliados, as Forças Armadas portuguesas estão também empenhadas em missões de soberania e interesse público (MSIP).

Muitas dessas missões, em que estão envolvidos militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, não chegam ao conhecimento do grande público, não obstante elas serem fundamentais no salvamento de vidas humanas que se encontram em situação crítica.  

Um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas, as Forças Armadas têm desencadeado missões de evacuação médica, de busca e salvamento, de transporte de órgãos, de combate a incêncios, entre outros.

Só no ano passado, a Força Aérea Portuguesa efetuou 459 missões que envolveram mais de mil horas de voo, o Exército mobilizou mais de 2.200 militares em mais de 4 mil horas de missão e a Marinha salvou 712 pessoas em 671 processos de busca e salvamento. São números que expressam bem o envolvimento das Forças Armadas em ações determinantes para o salvamento de vidas humanas.


Última atualização: 14 de dezembro de 2018

Partilhar
Conteúdo