Este exercício, sob a égide do Comando Norte-Americano para África (AFRICOM), visa o reforço da capacidade dos parceiros africanos no combate às ameaças marítimas, bem como a promoção da cooperação destes parceiros Africanos com os Estados Unidos e a Europa.
O SAHARAN Express tem como finalidade o treino das forças militares das nações participantes com vista ao conhecimento situacional marítimo e em técnicas, táticas e procedimentos necessários à intercepção e abordagem de navios suspeitos em alto mar. Este treino torna-se fundamental para o combate a atos ilícitos marítimos, como o narcotráfico, o tráfico de armas, pessoas e bens, a pirataria, a pesca ilegal entre outros.
A fragata Bartolomeu Dias atuará conjuntamente com a aeronave P3C Orion, da Força Aérea Portuguesa e com meios navais e aéreos de Cabo Verde, Senegal e Espanha.
A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares, estando embarcados alguns militares convidados de outras nacionalidades. O navio largou de Lisboa no passado dia 2 de março e participou até ao momento no exercício internacional OBANGAME EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e em diversas atividades no âmbito da cooperação técnico-militar com Angola e São Tomé e Príncipe.