Ir para o conteúdo principal

23 de abril de 2021 - 23 de abril de 2021

O Ministro da Defesa Nacional preside à reunião informal de trabalho que decorre no Palácio Nacional de Queluz
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaWorkshop de Ministros da Defesa da UE sobre a Bússola Estratégica

​​​​​Realiza-se esta sexta-feira, dia 23 de abril, um workshop de Ministros da Defesa sobre a Bússola Estratégica, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE).

A reunião informal de trabalho, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, contará com a participação de vários ministros da Defesa e secretários de Estado da União Europeia, do Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, do Serviço Europeu de Ação Externa, do Diretor Executivo da Agência Europeia de Defesa, Jiří Šedivý, entre outros, e decorre no Palácio Nacional de Queluz.

Após a sua aprovação pelos Estados-Membros, previsivelmente em 2022, a Bússola Estratégica constituirá o elemento de orientação política mais relevante nos próximos anos para a Política Comum de Segurança e Defesa.

Este workshop tem como objetivo dinamizar a fase de diálogo estratégico, que decorre no primeiro semestre de 2021, em que os Estados-Membros darão os seus contributos para os quatro pilares que estruturam o documento: gestão de crises, resiliência, capacidades e parcerias.

 

Pelas 16h45 (hora de Lisboa​) está prevista uma conferência de imprensa conjunta dos Ministros do trio de presidências da UE (Alemanha, Portugal e Eslovénia), que poderá ser acompanhada em direto nos seguintes locais:


- YouTube da Defesa Nacional: https://youtu.be/TH_Lsgml4mo (versão portuguesa)

- Twitter da Defesa Nacional: https://twitter.com/i/broadcasts/1nAJELyOnmlGL (versão inglesa)



Partilhar
Conteúdo