Ir para o conteúdo principal

26 de novembro de 2020 - 27 de novembro de 2020

09h30 – 17h15 | Evento online

​​​​​​​
​​​​​​​O Seminário de Defesa Nacional é uma iniciativa do Ministro da Defesa Nacional, com o objetivo de promover, anualmente, a discussão de temas centrais para a Defesa Nacional, reunindo os intervenientes e a comunidade de interessados que acompanham e participam nesta política pública de soberania.

Esta segunda edição, organizada em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, decorre exclusivamente através das plataformas digitais nos dias 26 e 27 de novembro, em virtude da atual situação de saúde pública.

O primeiro dia de trabalhos decorre a 26 de novembro, com uma sessão ​restrita a um conjunto de agentes da defesa, onde se abordarão duas temáticas centrais. A primeira é a participação das Forças Armadas em missões de ​resposta a crises complexas, incluindo no combate à pandemia da COVID-19, identificando lições aprendidas e as adaptações relevantes num contexto que se perspetiva crescentemente instável. A segunda temática é a dos Recursos Humanos da Defesa, uma prioridade do programa do governo e da ação governativa, e para a qual a tutela adotou um plano de ação com um conjunto amplo de medidas. Também aqui os desafios colocados por novos domínios de operações, como o ciber ou o espaço, assim como o impacto de novas tecnologias, requerem uma reflexão sobre as necessárias adaptações ao nível das políticas para as pessoas que dão corpo à Defesa Nacional.

O segundo dia contará com uma sessão transmitida em exclusivo nas plataformas da Defesa Nacional, tendo como destaque os grandes desafios para o futuro da defesa europeia, em antecipação da Presidência do Conselho da União Europeia, que Portugal exercerá no primeiro semestre de 2021. Abordaremos os temas referentes à presença global da União Europeia e o contributo que uma política europeia de defesa mais robusta pode dar para uma Europa mais geopolítica. Abordaremos também a importância de reforçar a eficácia da sua ação militar, bem como as respostas a dar a novas ameaças decorrentes da inovação tecnológica ou das alterações climáticas, entre outras. Por fim, será também abordado o importante tema da economia de defesa e o impulso que o desenvolvimento desta área pode dar à recuperação económica do nosso país e da Europa.  

Contamos com um leque amplo de oradores, onde se incluem decisores políticos, militares, responsáveis civis e académicos. Esperamos que esta segunda edição do Seminário de​ Defesa Nacional proporcione um debate aberto ao público interessado pelos temas da Defesa Nacional.​​​

 ​​​

Partilhar
Conteúdo