Ir para o conteúdo principal

27 de maio de 2021 - 28 de maio de 2021

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaReunião Informal dos Ministros da Defesa da União Europeia

​27 de maio

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebe, nos dias 27 e 28 de maio, em Lisboa, os Ministros da Defesa dos Estados-Membros da União Europeia (UE), para uma reunião informal, que se realizará presencialmente.

A Ministerial de Defesa será como habitualmente presidida pelo Alto-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell.

A Ministerial arranca com um jantar de trabalho, na quinta-feira dia 27, com a presença do Secretário-Geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, e terá na agenda o reforço das relações UE-NATO.

 

28 de maio

Na sexta-feira, dia 28 de maio, as sessões de trabalho incluem temas como a Bússola Estratégica, no seu pilar das capacidades e com o foco nas tecnologias emergentes e disruptivas, bem como a situação em Moçambique, entre outros assuntos de atualidade.

Durante a manhã estará também em debate a Parceria UE-África para a Paz e Segurança. Esta sessão contará com a participação de representantes da ONU, bem como de organizações regionais africanas, designadamente SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral), IGAD (Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento e CEEAC (Comunidade Económica dos Estados da África Central).

Partilhar
Conteúdo