Ir para o conteúdo principal

08 de março de 2020

Partida do NRP Corte-Real para missão no Atlântico Norte

A fragata portuguesa integrará o grupo aeronaval do porta-aviões francês Charles de Gaulle
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaPartida do NRP Corte-Real para missão no Atlântico Norte

Fragata Corte-Real ruma ao Atlântico Norte para integrar o grupo aeronaval do porta-aviões francês Charles de Gaulle

O Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional (SEADN), Jorge Seguro Sanches, acompanha, no próximo domingo, a partida da Força Nacional Destacada (FND) a bordo do NRP Corte-Real, que irá integrar o grupo aeronaval francês do porta-aviões Charles de Gaulle 2020, a operar no Atlântico Norte e no Mar do Norte.

Entre 8 de março e 15 de abril, a fragata Corte-Real escoltará aquele que é o maior porta-aviões da Europa ocidental, num empenhamento que resulta dos compromissos internacionais assumidos no âmbito da cooperação naval luso-francesa.

O navio português irá integrar uma força constituída por meios navais de diferentes nacionalidades (Portugal, França, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda e Dinamarca) e durante o período definido irá participar em dois grandes exercícios internacionais, designadamente o FRISIAN FLAG 2020 e o JOINT WARRIOR 201/GRIFFIN STRIKE.  Estes exercícios multinacionais contam com a participação de dezenas de meios navais e aéreos e constituem uma oportunidade de treino única.

Esta missão, que se inicia no Dia Internacional da Mulher, é composta por 171 militares, dos quais 27 são mulheres. É comandada pelo capitão-de-fragata António Jacinto Coelho Gomes.

 

Programa

​09H00 - Início da cerimónia  

10H00 - Largada do NRP Corte-Real com o SEADN a bordo

10H50 -Desembarque do SEADN no cais do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Lisboa

Partilhar
Conteúdo