A quarta edição do Seminário de Defesa Nacional decorre entre os dias 17 e 18 de novembro, no Instituto da Defesa Nacional (IDN), em Lisboa.
O primeiro dia de trabalhos, 17 de novembro, decorrerá em modo reservado com sessões direcionadas exclusivamente ao universo da defesa, com o objetivo de debater experiências e lições identificadas decorrentes da participação das Forças Armadas em missões recentes, incluindo no contexto da UE e NATO, perante os atuais e futuros desafios com impacto para os interesses de Portugal.
O segundo dia de trabalhos, 18 de novembro, será focado na comparação de orientações estratégicas de diversos países europeus, atendendo às alterações decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia, e ao processo de revisão em curso do novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN).
Os debates deste dia, inseridos no âmbito do ciclo de eventos do CEDN, serão abertos ao público, com transmissão online, através do canal de Youtube da Defesa Nacional.
O Seminário de Defesa Nacional é uma iniciativa da Ministra da Defesa Nacional, organizada em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, cujo objetivo é a promoção anual de debates vocacionados a esta área de soberania, reunindo intervenientes com ação direta na elaboração e execução de políticas de Defesa Nacional e de diversos profissionais da comunidade em geral, com interesse nestas matérias.
Através deste seminário, a Defesa Nacional procura identificar desafios relevantes para o seu universo e refletir sobre as possíveis respostas e soluções, enquanto continua a promover a aproximação à sociedade através da participação em debates cada vez mais alargados e enriquecedores.

O bom planeamento estratégico pressupõe revisões periódicas dos principais documentos orientadores. As alterações verificadas na distribuição de poder a nível global, ampliadas pela guerra na Ucrânia, com consequências importantes para a erosão da ordem multilateral vigente, condicionam a definição de estratégias nacionais em domínios críticos da defesa e segurança. Acresce o rápido desenvolvimento e aplicação de tecnologias emergentes em situações de conflito, que criam oportunidades, mas que geram também riscos no campo da segurança e defesa. O IV Seminário de Defesa Nacional será, assim, organizado em torno de painéis, que se deseja possam ser um contributo para a revisão em curso do Conceito Estratégico de Defesa Nacional. O objetivo consiste em promover uma comparação de diferentes orientações estratégicas de países europeus que foram já, ou se encontram a ser atualizadas, procurando identificar lições relevantes nos respetivos processos de aprovação.
Hora de Lisboa [GMT 00:00]
09H30 - Sessão de boas-vindas
09H40 - Novos desafios a conceitos estratégicos Europeus
10H10 - Conceitos Estratégicos Comparados: Reino Unido e Países Baixos
Moderação: Patrícia Daehnhardt, Assessora do Instituto da Defesa Nacional
11H10 - Intervalo
11H20 - Conceitos Estratégicos Comparados: Dinamarca, Espanha e Alemanha
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca
Ministério da Defesa da Espanha
Instituto Alemão para Assuntos Internacionais e de Segurança
Moderação: Coronel João Barbas, Assessor do Instituto da Defesa Nacional
12H20 - Sessão de encerramento