Ir para o conteúdo principal

03 de outubro de 2019 - 04 de outubro de 2019

Os candidatos deverão dirigir a sua candidatura ao Comandante do IUM. A candidatura deverá ser efetuada na Secretaria Central do IUM, até ao dia 4 de outubro de 2019
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaIUM: Prazo, Vagas e Condições de Candidatura ao Mestrado em Ciências Militares - Segurança e Defesa

FINALIDADE E OBJETIVOS

O Mestrado em “Ciências Militares – Segurança e Defesa” (MCMSD) visa proporcionar uma formação avançada, ao nível operacional e estratégico, do emprego de forças militares e desenvolver competências gerais e específicas vocacionadas para o desempenho de funções em estados-maiores conjuntos nacionais e internacionais, nas estruturas superiores das Forças Armadas e da Defesa Nacional, e em organizações nacionais e internacionais.

Sem prejuízo da sua componente essencialmente militar, implica conhecimentos da realidade envolvente de âmbito nacional e internacional, de natureza política, estratégica, social, económica e cultural.

Pretende-se o desenvolvimento de atividades de carácter prático, em ambiente de grupo, de modo a fomentar a atualização de informação e a reflexão conjunta, bem como proporcionar a livre expressão de ideias em ambiente favorável à troca de experiências e elaboração de planos integrados.

ENQUADRAMENTO LEGAL

O MCMSD está organizado de acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 249/2015, de 28 de outubro, no Estatuto do IUM, publicado em anexo ao mesmo Decreto-lei, e através do Regulamento do Mestrado em Ciências Militares – Segurança e Defesa do IUM, aprovado pelo Despacho número 27/2016, de 27 de julho, do Comandante do IUM.

O ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre foi acreditado por decisão de 26 de novembro de 2015 do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), com a correspondência do primeiro ano curricular, ao conteúdo do Curso de Estado-Maior Conjunto.

CRÉDITOS

O curso está organizado segundo o sistema europeu de acumulação e transferências de créditos (ECTS). O número total de créditos necessário à obtenção do grau de mestre é de 120 ECTS.

Após a conclusão com aproveitamento dos dois primeiros semestres é atribuído um diploma de pós-graduação, sendo o número total de créditos obtidos de 60 ECTS. A dissertação decorre durante o 3º e 4º semestre e corresponde a 60 ECTS.

DURAÇÃO DO CURSO

A estrutura curricular do ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau de mestre, corresponde para os dois primeiros semestres à estrutura curricular do Curso de Estado-Maior Conjunto e para os 3º e 4º semestres a 1500 tempos de trabalho (incluindo 23 tempos de contato) que se destinam à elaboração e defesa pública da dissertação.

HABILITAÇÕES CONFERIDAS NO FINAL DO CURSO

O grau de Mestre em Ciências Militares – Segurança e Defesa é conferido a todos os alunos que tenham concluído a totalidade das unidades curriculares do plano de estudos e tenham obtido aproveitamento nas provas públicas de defesa da Dissertação.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO AO CURSO

No ano letivo de 2019/20, podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nos termos do consignado no Aviso n.º 12654/2019, publicado no DR, II Série, Número 151, de quinta-feira, 8 de agosto de 2019:

• Os detentores do curso de pós-graduação em Ciências Militares – Segurança e Defesa, frequentado nos anos letivos 2012/13, 2013/14, 2014/15 2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2018/19;

• Oficiais estrangeiros, aos quais seja reconhecido um currículo escolar, científico ou profissional adequado para a realização deste ciclo de estudos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Os candidatos à matrícula serão selecionados pelo Comandante do IUM com base no parecer do Conselho Científico do IUM, tendo em conta os seguintes parâmetros:

• Curriculum Profissional;

• Curriculum Académico;

• Como critério complementar, poderá ser ainda exigida uma entrevista e/ou uma prova escrita.

PRAZOS

Para os efeitos indicados, são fixados os seguintes prazos:

• Período de Candidatura: 09 de setembro a 04 de outubro de 2019;

• Período de Seleção dos Candidatos: 07 a 11 de outubro de 2019;

• Período de Matrícula e Inscrição: 14 a 25 de outubro de 2019;

• Os candidatos que não efetuem matrícula nos prazos estabelecidos ficam impedidos de se matricular fora do prazo, podendo efetuar candidatura ao ciclo de estudos em fase posterior caso esta venha a ocorrer.

FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

A candidatura é dirigida ao Comandante do IUM e deverá ser efetuada na Secretaria Central do IUM.

Lista de documentos necessários à instrução do processo de candidatura, sendo considerados como obrigatórios, sob pena de exclusão, os indicados nos pontos 1. a 5.:

1. Requerimento da Candidatura, conforme impresso do IUM;

2. Proposta de tema e de projeto de investigação da dissertação;

3. Fotocópia do Bilhete de Identidade ou cartão do cidadão ou outro documento de identificação para o caso de candidatos estrangeiros;

4. Certificado de habilitações;

5. Certificado das disciplinas dos cursos de que o candidato é portador, assim como a classificação e respetivos créditos;

6. Curriculum Vitae (1 exemplar);

7. Nos casos dos candidatos militares das Forças Armadas Portuguesas ou da Guarda Nacional Republicana (GNR), despacho de autorização do Chefe de Estado Maior do Ramo respetivo ou Comandante Geral da GNR;

8. No caso dos demais candidatos, declaração de autorização de candidatura passada pela entidade competente;

9. Outros documentos que o candidato considere pertinentes para apreciação do seu mérito curricular.

DOCUMENTAÇÃO RELEVANTE

• Regulamento do Mestrado em Ciências Militares Segurança e Defesa (RMCMSD), aprovado pelo Despacho número 27/2016, de 27 de julho, do Comandante do IUM;

• NEP / INV – 002/IUM – Trabalhos de Investigação.

• NEP / INV – 002/IUM - Normas para Desenvolvimento da Dissertação do Mestrado em Ciências Militares - Segurança e Defesa

• NEP / INV – 003/IUM - Estrutura e Regras de Citação e Referenciação de Trabalhos Escritos a Realizar no DEPG e CISD

PONTO DE CONTACTO
Coronel Jurista Nuno Manuel Antunes Pires
• pires.nma@ium.pt
• Telefone militar: 226052
• Telefone civil: +351 213002152
Capitão-de-fragata João Delfim Schröder Santos Matos
• matos.jdss@ium.pt
• Telefone militar: 226047
• Telefone civil: +351 213002147

Para mais informações visite a página do Instituto Universitário Militar.

Partilhar
Conteúdo