Ir para o conteúdo principal

14 de janeiro de 2020 - 07 de fevereiro de 2020

Inscrições abertas até 7 de fevereiro
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaIDN: XI Curso de Gestão Civil de Crises

​​O Instituto da Defesa Nacional (IDN) vai realizar no ano letivo 2019/2020 a décima primeira edição do Curso de Gestão Civil de Crises (XI CGCC).

O CGCC tem por finalidade contribuir para a sensibilização e formação de quadros intermédios e superiores das estruturas do Estado e da sociedade civil, bem como de elementos com potencial para o desempenho de funções relevantes no futuro, habilitando-os a intervir em questões relacionadas com crises em ambientes multilaterais.

O XI Curso de Gestão Civil de Crises 2020, a decorrer nas instalações do IDN em Lisboa e, por videoconferência, no Porto, desenvolve-se em três módulos, subordinados aos seguintes temas: “A União Europeia e a Gestão Civil de Crises”, de 16 a 20 de março de 2020; “As crises, os organismos europeus e os seus interlocutores”, de 13 a 17 de abril de 2020; e “A participação de Portugal e planeamento de uma operação de gestão de crises no âmbito da União Europeia”, de 11 a 15 de maio de 2020. O primeiro e segundo módulo são essencialmente sessões expositivas e de discussão, enquanto o terceiro módulo, para além da abordagem da participação portuguesa neste tipo de missões, será de caráter mais prático, assentando na realização de um exercício de aplicação, no qual será efetuado, pelos auditores, o planeamento de uma missão de gestão de uma crise internacional no âmbito da União Europeia. Este exercício será desenvolvido de forma presencial nas instalações do IDN em Lisboa e terá a duração de 4 dias.

Os requisitos de admissão e os critérios de seleção podem ser consultados no Regulamento do Curso.

Para a presente edição do XI CGCC 2020 foram provisionalmente abertas 45 vagas: 25 vagas institucionais e 20 vagas individuais, sendo que estão limitadas a 10 as vagas para auditores que pretendam frequentar o curso no Porto e usufruir de transporte e alojamento providenciado pelo IDN para a realização do exercício. Reforça-se que as candidaturas estão abertas no período de 09 de janeiro a 07 de fevereiro de 2020.

Para a frequência do Curso é devido o pagamento de uma propina única, sendo que, para a presente edição, para os auditores individuais admitidos, foi fixado o valor de 200 euros.

Contactos para obtenção de informação adicional:
- Coronel Jorge Costa Campos: 213 804 294 jorge.campos@defesa.pt
- Sargento-Chefe José Guerreiro:213 924 644 idn.candidaturas@defesa.pt

Instituto da Defesa Nacional
Núcleo de Planeamento
Calçada das Necessidades, 5
1399-017 Lisboa
Fax. 21 392 46 58​​

Partilhar
Conteúdo