Ir para o conteúdo principal

04 de outubro de 2019 - 19 de outubro de 2019

As candidaturas para a sexta edição do curso (2019/2020), estão abertas até ao dia 18 de outubro de 2019
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaIDN: IV Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma dos Açores

 

​O Instituto da Defesa Nacional vai realizar, com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, no ano académico de 2019/2020, a sexta edição do Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) na Região Autónoma dos Açores.

Este curso, sem encargos para os auditores, tem a natureza de curso intensivo e pretende contribuir para a formação de cidadãos, informados, sensibilizados e assim melhor habilitados a intervir em questões relacionadas com a segurança e defesa nacional e internacional numa aceção abrangente e integrada. Constitui-se, assim, numa importante valorização de carreira pelos conhecimentos e informação que proporciona, promovendo igualmente o espírito de grupo e contribuindo para uma futura melhor articulação setorial entre os decisores.

O curso é ministrado em três módulos, subordinados aos seguintes temas: “O Quadro Geral de Segurança e Defesa”, “A Politica de Defesa Nacional” e “A Realidade Regional no campo da Segurança e Defesa”. Está previsto este realizar-se na Universidade dos Açores, nos Campus de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo (por videoconferência).

As vias de acesso à frequência do CISEDE são de dois tipos: designação institucional e candidatura individual. Para as candidaturas individuais existem 40 vagas. Os candidatos que satisfaçam os critérios gerais de seleção deverão formalizar a sua candidatura até ao dia 18 de outubro de 2019.

A sessão solene de abertura, a realizar, em princípio, no Campus de Ponta Delgada – Universidade dos Açores, terá lugar no dia 15 de novembro, pelas 18h00. O 1.º módulo decorrerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, da parte da tarde. Os módulos seguintes realizar-se-ão, previsivelmente, de 19 a 21 de fevereiro de 2020 e de 30 de março a 3 de abril de 2020.

A sessão solene de abertura será presidida, sujeita ainda a confirmação, por Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores.

Faça a sua candidatura aqui.

Consulte o Regulamento.

Partilhar
Conteúdo