Ir para o conteúdo principal

30 de junho de 2021

Conferência de Lançamento do Fundo Europeu de Defesa | Evento online
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaFundo Europeu de Defesa - Um Alicerce para a Autonomia Estratégica da UE

​​​​​​A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), através do Ministério da Defesa Nacional, organiza em parceria com a Comissão Portuguesa/DG DEFIS, no dia 30 de junho um evento de lançamento do Fundo Europeu de Defesa, aprovado durante a liderança portuguesa.  O evento assinalará também a adoção do Regulamento do Fundo Europeu de Defesa (FED) e do Programa de Trabalho do FED para 2021.

Através do programa FED, a União Europeia (UE) poderá cofinanciar ações de investigação e desenvolvimento colaborativas e transfronteiriças no setor da defesa numa escala sem precedentes. Ao fazê-lo, o FED apoiará a competitividade da indústria de defesa da UE e contribuirá para a autonomia estratégica da União e dos seus Estados-Membros.

Este evento de alto nível contará com três sessões, reunindo decisores de alto nível e partes interessadas do setor de defesa europeu.  O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participa na primeira sessão “FED: mudança de paradigma?", com o Comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, e o Presidente da Comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento Europeu, Cristian-Silviu Buşoi.

No evento serão apresentados os resultados alcançados até agora através dos programas precursores do FED, a Ação Preparatória sobre Investigação em Defesa [PADR 2017-2019] e o Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa [EDIDP 2019-2020]. Serão também reveladas as prioridades do primeiro programa de trabalho do FED.

O evento será transmitido em livestreaming.

Consulte o programa completo aqui: https://www.eu-defence-fund-launch.eu/

Partilhar
Conteúdo