Ir para o conteúdo principal

28 de fevereiro de 2026

Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Lisboa

​​​​​​​​​​​​​A exposição “Do 25 de Abril ao 25 de Novembro" pode ser visitada na Sociedade Histórica da Independência de Portugal, entre 11 de dezembro e 28 de fevereiro, nos dias uteis - das 10H00 às 13H00 e das 14H30 às 17H30 - , ou em formato digital.

Composta por 20 painéis temáticos, a exposição aborda momentos e estruturas fundamentais do processo revolucionário português, entre os quais:

  • Entrada - 25 de Abril (vídeo)
  • Ultramar e Descolonização
  • Programa MFA
  • 5.ª Divisão do EMGFA
  • CODICE – Comissão de Dinamização Central
  • CODIRES – Comissões de Dinamização Regionais (Norte, Centro, Lisboa, Sul e Faro)
  • Partidos e Propaganda Política
  • Situação Social e Espírito das Populações
  • Sindicalismos e Relações Laborais
  • O 25 de Novembro
  • Saída: Depoimentos sobre o 25 de Novembro (vídeo)

Esta mostra documental, organizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional  e que está integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e do 25 de Novembro, assenta em documentação do acervo do Arquivo da Defesa Nacional (ADN), com especial enfoque no arquivo da 5.ª Divisão do EMGFA (PT/ADN/EMGFA/5DIV), responsável pela dinamização cultural no período pós-Revolução. 

Após 28 de fevereiro, a exposição “Do 25 de Abril ao 25 de Novembro" continuará a fazer um percurso itinerante por todo o país, podendo ser visitada, gratuitamente, em locais e datas a anunciar.

​​​​​​​​​Visite a exposição "Do 25 de Abril ao 25 d​​​​e Novembro" ​em formato digital​
​​


Última atualização: 28 de janeiro de 2026

Partilhar
Conteúdo