Ir para o conteúdo principal

11 de novembro de 2021 - 11 de novembro de 2021

18h30 - 1º Debate "Os Estados Unidos e a NATO: uma relação a revisitar" | Centro Nacional de Cultura
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaCiclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional

​​O Ciclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional (CEDN), nascido do projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), tem como objetivo recuperar os debates em torno dos diferentes CEDN e do papel do IEEI nestes debates como contributo para a revisão do Conceito anunciada pelo governo, que deverá orientar a política de segurança e defesa nacional, com o intuito de atualizar e trazer para a contemporaneidade o debate sobre o CEDN, bem como os artigos do Centro de Documentação do IEEI disponibilizados no portal e-Cultura do Centro Nacional de Cultura e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.

​As primeiras três sessões retomarão os grandes temas dos Conceitos Estratégicos anteriores, os Estados Unidos e a NATO, a União Europeia, as Nações Unidas e as missões de paz, de forma a integra-los nas grandes questões internacionais e de segurança da atualidade.

A sessão final será feita sobre o formato de uma audição cidadã com o Ministro da Defesa, Professor João Gomes Cravinho, na Universidade Lusófona do Porto. Esta audição contará não só com a participação da comunidade da universidade (docentes, investigadores e alunos), como também de organizações e associações da sociedade civil que se debruçam sobre este tema, para colocarem questões.

Este Ciclo de Debates faz parte do programa de recuperação do património do IEEI com o apoio do Ministério da Defesa Nacional. É coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, e contará com quatro sessões, a ter lugar em Lisboa e no Porto.


Primeiro Debate  Os Estados Unidos e a NATO: uma relação a revisitar

Hora e local:  ​18:30 -  Centro Nacional de Cultura​​


​Entrada livre, condicionada à lotação da sala. 


Partilhar
Conteúdo