Ir para o conteúdo principal

Agenda do Ministro da Defesa Nacional

01 de março de 2021

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanha na segunda-feira a largada do Navio Patrulha Oceânico Setúbal, da Marinha
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaAgenda do Ministro da Defesa Nacional

12h00 – O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanha na segunda-feira a largada do Navio Patrulha Oceânico Setúbal, da Marinha, que realizará até 30 de maio uma missão de cooperação bilateral no Golfo da Guiné, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto.

Ao longo de três meses, o navio comandado pelo capitão-de-fragata Dias Marques, com uma guarnição de 58 militares, vai participar em exercícios internacionais, ações de cooperação e de presença naval em Angola, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Bissau, Nigéria e São Tomé e Príncipe.

A missão constitui-se também como a primeira Presença Marítima Coordenada da União Europeia (UE). Este projeto-piloto está a ser implementado no Golfo da Guiné, indicado pela UE como Área Marítima de Interesse.

A Marinha participa desde 2008 na Iniciativa Mar Aberto, um projeto que promove missões de Cooperação no Domínio da Defesa com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em áreas como a segurança marítima e atividades científicas.

 

​Local – Base Naval de Lisboa, Alfeite, Almada

Hora limite de chegada – 11h30​

Partilhar
Conteúdo