Ir para o conteúdo principal

08 de setembro de 2022 - 09 de setembro de 2022

Agenda do Secretário de Estado da Defesa Nacional

08 e 09 | Marco Capitão Ferreira na rendição do Comandante da EUTM-Moçambique
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaAgenda do Secretário de Estado da Defesa Nacional

O Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, desloca-se a Moçambique nos dias 8 e 9 por ocasião da rendição do Comandante da EUTM-Moçambique, cerimónia presidida por Josep Borrel, Alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

No quadro da EUTM-Moçambique, o comando da missão a partir de Bruxelas está a cargo do Vice-Almirante Hervé Bléjean (MPCC) e o comando da missão no terreno foi confiado ao Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires (Exército Português) por um ano, terminando o seu mandato no dia 9 de setembro. Nesta data será rendido pelo Comodoro da classe de Fuzileiros Rogério Paulo Figueira Martins de Brito que assumirá funções também por um ano.

A EUTM-Moçambique, que apoia o treino e capacitação de Unidades de Reação Rápida das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, conta com 119 membros de 12 países. Portugal assume o Comando da missão e possui o maior contingente da mesma, que atualmente é de 68 militares, oriundos dos três Ramos das Forças Armadas e GNR.

​No decorrer da visita, Marco Capitão Ferreira terá oportunidade para visitar as instalações ADFA-PM, em Maputo.

Partilhar
Conteúdo