A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, desloca-se a Marrocos no dia 16 de dezembro para participar na reunião ministerial da Iniciativa 5+5 Defesa, cuja presidência Portugal assume em 2023.
A Iniciativa 5+5 Defesa, que integra 10 países do Mediterrâneo Ocidental, tem por missão procurar responder a preocupações comuns no domínio da segurança e defesa, contribuindo simultaneamente para a manutenção de um clima de confiança e de franca colaboração e cooperação entre as estruturas de Defesa dos países membros. Os domínios de cooperação englobam a segurança marítima; defesa aérea; participação das Forças Armadas em apoio a ações de proteção civil; educação e investigação; forças especiais e ciberdefesa.
A presidência da Iniciativa 5+5 Defesa é anual e rotativa, obedecendo à ordem alfabética dos países em língua inglesa. Nesta reunião ministerial Marrocos passará o testemunho a Portugal. São membros da Iniciativa 5+5 Defesa: Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia.
A Iniciativa 5+5 Defesa nasceu em 2004 por proposta de França, no âmbito da experiência desenvolvida no Diálogo 5+5, um fórum informal de natureza não vinculativa criado na década de 1980 (ativo desde julho de 1990) para promover a cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental.
No âmbito da deslocação a Marrocos, a Ministra da Defesa Nacional participará também na Conferência Internacional Diálogos do Atlântico, no dia 15 de dezembro, em Marraquexe.