Ir para o conteúdo principal

15 de dezembro de 2022 - 16 de dezembro de 2022

Agenda da Ministra da Defesa Nacional

15 e 16 dezembro | Helena Carreiras em Marrocos
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoAgendaAgenda da Ministra da Defesa Nacional

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, desloca-se a Marrocos no dia 16 de dezembro para participar na reunião ministerial da Iniciativa 5+5 Defesa, cuja presidência Portugal assume em 2023.

A Iniciativa 5+5 Defesa, que integra 10 países do Mediterrâneo Ocidental, tem por missão procurar responder a preocupações comuns no domínio da segurança e defesa, contribuindo simultaneamente para a manutenção de um clima de confiança e de franca colaboração e cooperação entre as estruturas de Defesa dos países membros. Os domínios de cooperação englobam a segurança marítima; defesa aérea; participação das Forças Armadas em apoio a ações de proteção civil; educação e investigação; forças especiais e ciberdefesa.

A presidência da Iniciativa 5+5 Defesa é anual e rotativa, obedecendo à ordem alfabética dos países em língua inglesa. Nesta reunião ministerial Marrocos passará o testemunho a Portugal. São membros da Iniciativa 5+5 Defesa: Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia.

A Iniciativa 5+5 Defesa nasceu em 2004 por proposta de França, no âmbito da experiência desenvolvida no Diálogo 5+5, um fórum informal de natureza não vinculativa criado na década de 1980 (ativo desde julho de 1990) para promover a cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental.

​No âmbito da deslocação a Marrocos, a Ministra da Defesa Nacional participará também na Conferência Internacional Diálogos do Atlântico, no dia 15 de dezembro, em Marraquexe. 

Partilhar
Conteúdo