Ir para o conteúdo principal

Agenda da Ministra da Defesa Nacional

04 de abril de 2023 - 04 de abril de 2023

Helena Carreiras assinala aniversário da criação da NATO

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, visita organismos NATO em Portugal, amanhã, a partir das 9h30.

​No dia 04 de abril de 2023 comemoram-se 74 anos da assinatura, em Washington, do Tratado do Atlântico Norte, data que assinala a criação da NATO. Portugal, enquanto membro fundador tem tido um papel político, diplomático e militar particularmente ativo na organização.

 

Programa

09h30 – Visita à Naval Striking and Support Forces NATO (STRIKFORNATO)

11h20 – Visita à NATO Communications and Information Academy (NCIA)

Local: Reduto Gomes Freire, Estr. Medrosa, 2780-070, Oeiras

Hora limite de chegada 9h

14h30 – Visita ao Joint Analysis and Lessons Learned Centre (JALLC)

Local:  Av. Ten. Martins, Lisboa            

Hora limite de chegada 14h

 

STRIKFORNATO – Comando destacável de forças de projeção de potência marítima. Com mais de 65 anos é uma organização constituída por treze nações membros: Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Turquia, Reino Unido, e Estados Unidos da América. Com sede em Oeiras, desde 2012, a STRIKFORNATO fornece à Aliança a capacidade de integrar rapidamente capacidades navais e anfíbias dos EUA na Aliança.

 

NCIA – A Academia presta serviços de formação e treino à NATO e às Nações. Composta por cerca de 100 profissionais dedicados em agências na Bélgica, Holanda e Portugal. Em Oeiras, a escola proporciona instalações de treino avançado.

 

JALLC - Principal agência da NATO para a análise das operações, exercícios, formação e experiências, e para a recolha e transmissão de lições aprendidas. Esta estrutura estabelece equipas para apoiar a NATO, analisando todos os aspetos do trabalho da Aliança no nível operacional e estratégico. O JALLC Integra o centro de Lições Aprendidas da NATO.

Partilhar
Conteúdo