Ir para o conteúdo principal

Prémio Defesa Nacional e Ambiente

​​​​​​​​​​​​​Sobre o Prémio


​O “Prémio Defesa Nacional e Ambiente” incentiva ​as boas práticas ambientais na Defesa Nacional, simbolizando, ao mesmo tempo, o contributo para o exigente desafio da sustentabilidade ambiental, face ao carácter de transversalidade desta temática, considerando como um investimento na capacidade de resiliência no âmbito da Defesa Nacional.

Criado em 1993 pelos Ministros da Defesa Nacional e do Ambiente e Recursos Naturais distingue todos os serviços afetos ao Ministério da Defesa Nacional, bem como órgãos e unidades das Forças Armadas que promovam a preservação do ambiente, a utilização eficiente dos recursos e a inovação ambiental. Procura-se, assim, impulsionar a mudança de comportamentos no universo da defesa, promovendo a transição para uma economia circular.

A questão ambiental não se esgota na atribuição deste prémio. Faz parte da lei orgânica do Ministério da Defesa Nacional a Divisão de Alienação, Desmilitarização, Ambiente e Qualidade (DADAQ), que integra a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional. Esta divisão elaborou a Diretiva Ambiental para a Defesa Nacional, que procura contribuir para uma estratégia em matéria de ambiente. Promove atividades de caráter ambiental, tendo sido instrumental nas certificações da Base Aérea n.º 5 em Monte Real, pelo Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria - Eco-Management and Audit Scheme (EMAS). A BA5 tornou-se a primeira unidade da defesa e do espaço da União Europeia a receber aquele que é considerado um dos prémios de maior prestígio de gestão ambiental. A Estação de Radar de Paços de Ferreira (ER2) foi a segunda unidade militar a ter este reconhecimento. ​



Candidatura ao Prémio da Defesa Nacional e Ambiente


Cartaz

Regulamento

Nota:

onde se lê:

«O PDNA poderá ser atribuído a mais de uma candidatura, quando tal se justifique e de acordo com a subalínea ii) da alínea a) do n.º 2»

deve ler-se:

«O PDNA poderá ser atribuído a mais de uma candidatura, quando tal se justifique e de acordo com a subalínea ii) da alínea l) do n.º 2»

Despacho n.º 4428/2020

Prevê o adiamento da entrega de candidaturas ao Prémio Defesa Nacional e Ambiente até 30 de setembro

Guia de Candidatura

Template



PDNA_Imagem_Historico.jpg​​​​


Partilhar
Conteúdo