Ir para o conteúdo principal

​​​​​​​Sobre o Prémio:

O Prémio da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN), instituição que trabalha o pensamento estratégico, em particular na área da política externa de defesa, visa estimular a reflexão de temáticas relacionadas com a missão da DGPDN.

Criada em 11 de fevereiro de 1988, a DGPDN tem por missão apoiar o Ministro da Defesa Nacional relativamente ao estudo, planeamento e coordenação da política de defesa nacional.

Mais recentemente, fruto de sucessivas reestruturações, a DGPDN passou a ter a responsabilidade de apoiar a formulação, coordenação e execução da política de Defesa Nacional, o planeamento estratégico e as relações externas de defesa, competindo-lhe ainda promover e coordenar a política de cooperação no domínio da defesa.

Numa altura particularmente exigente, no plano nacional e internacional, quando Portugal assumiu, em janeiro de 2021, a presidência do Conselho da União Europeia,  num contexto de novos desafios decorrentes da pandemia COVID-19,  a DGPDN reinventou os métodos de trabalho e priorizou linhas de ação com o intuito de cumprir de forma mais plena a sua missão, torna-se mais do que nunca necessário aproximar a política de defesa nacional da sociedade civil, evidenciando o que faz e que propósitos prossegue.

Neste contexto, o Prémio DGPDN, ao promover o desenvolvimento de doutrina e de temáticas relativas à política de defesa nacional, visa contribuir para que cidadãos nacionais ou estrangeiros, com conhecimento e interesses na matéria, mas sem estarem, necessariamente, ligados à área da Defesa Nacional ou à Administração Pública, desenvolvam trabalhos de investigação nas áreas em apreço.

O Prémio DGPDN tem como finalidade assim estimular uma partilha e comunhão de saberes e pensamentos entre vários agentes que resultem numa mais valia para a política de defesa nacional, e no contexto das suas atribuições um apoio à decisão política.


Documentação:

Despacho de Criação do Prémio DGPDN, promovido pela Direção-Geral de Política de Defesa Nacional

Despacho de Autorização ​de abertura de concurso para apresentação de candidaturas ao Prémio DGPDN 2024​

Partilhar
Conteúdo