Ir para o conteúdo principal

​​​​Fundação: 1950 

Responsável: Paula Saraiva (Bibliotecária)

Coleções: Defesa, estratégia, geopolítica, história e ciência militar, direito, ciências sociais, relações internacionais e arte ​

Fundo Bibliográfico: 41.450 registos bibliográficos​

Consulte o catálogo da Biblioteca da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional

    • Atendimento e Consulta Presencial
    • Pesquisa, Referência e Catálogo Comum em Linha
    • Empréstimo domiciliário, Interbibliotecas e de longa duração
    • Tratamento documental e Conservação
    • Gestão de coleções
    • Divulgação
    • Biblioteca Digital
    • Reprodução e Digitalização
    • Extensão Cultural
  • ​A politica de admissão de utilizadores está explicita no Regulam​ento da Biblioteca
    São utilizadores internos:  Investigadores e leitores militares ou civis pertencentes aos serviços do Ministério da Defesa Nacional, do Estado Maior General das Forças Armadas e dos Ramos das Forças Armadas, nas situações de ativo, reserva ou reforma.
    São utilizadores externos: Investigadores e todos os cidadãos em geral, que procurem informação especializada nas áreas da Defesa Nacional.​

  • ​10:00H – 12:30H e 14:00H – 17:00H
     (Encerra aos Fins de Semana e Feriados)

  • ​Pelo decreto-Lei nº 37 909, de 1 de agosto de 1950, foi instituído o Secretariado-Geral da Defesa Nacional (SGDN) como órgão de estudo e de trabalho do Ministro da Defesa Nacional, tendo sido regulada a sua organização e atribuições pelo Decreto-Lei nº 37.955, de 9 de Setembro de 1950, que previa no artigo 6º a existência de uma Biblioteca, definindo-se no artigo 11º que transitaria para o Secretariado-Geral da Defesa Nacional a extinta Biblioteca da Majoria-General do Exército, sendo que os serviços, materiais e arquivos a transitar seriam definidos por Despacho do Ministro da Defesa Nacional, assim como o que deveria regressar ao Ministério do Exército.

    Em 1960, o Decreto-Lei nº 43 077, de 18 de julho, atualizou a organização e atribuições do SGDN. Assim, o Conselho Administrativo superintendia, sob orientação do CEMGFA, em todos os atos de administração do SGDN e dirigia a Biblioteca.
    Em 1969, por determinação do Decreto-lei 49.106, de 7 de julho, o SGDN foi remodelado dando origem ao Estado-Maior General das Forças Armadas e aos órgãos de serviço destinados à administração conjunta das forças armadas.

    Em 1974, com a Revolução de 25 de Abril, o Secretariado-Geral da Defesa Nacional (SGDN) foi extinto, pela Lei nº 1/74, de 25 de Abril de 1974, pela qual todos os poderes eram exercidos pela Junta de Salvação Nacional.
    Após o 25 de Abril de 1974, grande parte dos processos e serviços do SGDN foram herdados e continuados pelo EMGFA, através das suas Repartições e Divisões, incluindo a Biblioteca.

    Em 1995, já sob a égide da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional e através do Decreto Regulamentar n.º 14/95 de 23 de maio, a Biblioteca foi constituída como uma unidade orgânica da SGMDN com a designação de Centro de Documentação e Informação (CDI) na dependência direta do Secretário-Geral e coordenado por um técnico superior a designar por este.

    Em 2015, este serviço passa a ser conhecido como Biblioteca da Secretaria-Geral da Defesa Nacional (BSGMDN) e surge de acordo com a alínea g) do artigo 6ª da Portaria n.º 290/2015 de 18 de setembro, na dependência direta da Direção de Serviços de Comunicação e Relações-Públicas (DSCRP).

    Por despacho do Secretário de Estado da Defesa Nacional de 5 de abril de 2016, a BSGMDN, integra com outras bibliotecas do Ministério da Defesa Nacional, a Rede de Bibliotecas da Defesa Nacional (RbDN), coordenando a Comissão de Acompanhamento da Rede.​​​

  • ​Selecionar, gerir, pesquisar e difundir fontes de informação bibliográfica especializada, de interesse estratégico, científico ou histórico nas áreas da Defesa, Estratégia, História e Ciência Militar, Direito, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Ciência Política, Arte e outros conteúdos de apoio à investigação e à tomada de decisão civil e militar (ramos das forças armadas, gabinetes, serviços e entidades do Ministério da Defesa Nacional), garantindo a equidade no acesso livre à informação, a colaboração multidisciplinar e interinstitucional, o reforço da cultura institucional e a preservação da memória da Defesa Nacional.​

​​​Contactos:

Av. Ilha da Madeira Nº 1 (2º Piso), 1400-204 Lisboa​
Tel.: +351 213 038 579 | +351 213 038 684

Email: sgmdn.biblioteca@defesa.pt​

Outras Ligações:​

Última atualização: 19 de fevereiro de 2026

Partilhar
Conteúdo