Ir para o conteúdo principal

​Fundação: 1951 

Responsável: Paula Saraiva (Bibliotecária)

Coleções: História de Portugal, dos Descobrimentos e Ultramarina, História militar, arte e literatura portuguesa, arquitetura, filosofia, astronomia e educação física​

Fundo Bibliográfico: 1.958 registos bibliográficos​

Consulte o catálogo da Biblioteca da Fortaleza de São Julião da Barra​

    • Consulta Presencial (mediante marcação e fundamentação prévia).
    • Pesquisa, Referência e Catálogo Comum em Linha
    • Tratamento documental e conservação
    • Gestão de coleções
    • Biblioteca Digital​
  • Localizada numa infraestrutura da Defesa de acesso restrito, a Biblioteca da Fortaleza de S. Julião da Barra, obedece a normas específicas de utilização:

    1. O acesso às coleções é condicionado e realizado mediante pedido de autorização prévia, podendo ser solicitado por utilizadores internos da defesa nacional, investigadores e cidadãos, que fundamentem a necessidade de consulta do acervo.
    2. A título excecional e devidamente fundamentado, poderá ser autorizada a cedência temporária de espécies bibliográficas a entidades congéneres (bibliotecas e museus).
  • ​Por marcação prévia e fundamentada para sgmdn.biblioteca@defesa.pt​

  • ​A Biblioteca da Fortaleza de São Julião da Barra (BFSJB) é uma biblioteca patrimonial, do Ministério da Defesa, fundada em 1951, a par da reclassificação da fortaleza como residência oficial. Influenciada pela propaganda cultural do Estado Novo, as coleções privilegiam a exaltação nacionalista da história e literatura portuguesas, reunindo também obras de interesse filosófico, artístico e militar.
    O desenvolvimento das coleções da BFSJB, ficou na década de 1950 a cargo do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís de Câmara Pina. Localizado num espaço onde circulavam personalidades ilustres, como por exemplo Eisenhower, o acervo foi dotado de temáticas estrategicamente selecionadas e evocativas da identidade coletiva nacional, propiciando a divulgação do património literário e histórico português, de acordo com o ideário nacionalista do regime, evocando a memória ilustre do passado histórico português e a grandeza literária do povo. Da História Regional e Local, à História de Portugal, Militar, dos Descobrimentos, passando pela Arte e Literatura Portuguesa, é notória a diversidade de autores portugueses e também pensadores mundiais ilustres nos domínios da medicina, filosofia, astronomia, e educação física.

    As coleções integram exemplares datados do século XVII ao século XX com destaque para o códice manuscrito de 1620, Lyvro de Plantaforma das Índias de Manuel de Herédia.
    Gerar comunidades de investigação e redes partilhadas de conhecimento, é o propósito atual da Biblioteca da Fortaleza de São Julião da Barra através de três principais eixos estratégicos de desenvolvimento: i)Preservação; ii) Acesso à investigação e iii) Divulgação.​

  • ​Preservar, gerir e difundir fontes de informação bibliográfica de interesse histórico e patrimonial, apoiando a investigação e fomentando a literacia em equidade no acesso à informação, a colaboração multidisciplinar e interinstitucional, o reforço da cultura institucional e a preservação da memória da Defesa Nacional.​

​​Contactos:

Estrada Marginal, 2780-267 Oeiras

Tel.: +351 213 038 579 | +351 213 038 684
Email: sgmdn.biblioteca@defesa.pt​​​

Outras Ligações:​

Biblioteca Digital​

Última atualização: 19 de fevereiro de 2026

Partilhar
Conteúdo