A criação do Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar foi oficializada por Decreto de 25 de maio de 1911, por iniciativa do General António Xavier Correia Barreto, então Ministro da Guerra. Os registos históricos indicam que desde os primeiros anos de funcionamento do Instituto, existia uma biblioteca escolar destinada ao apoio pedagógico e à formação cultural dos alunos. Esta biblioteca evoluiu ao longo do tempo, acompanhando as mudanças curriculares e estruturais da instituição e ampliando o seu acervo com obras científicas, técnicas, literárias e militares. O Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) divide-se hoje em duas secções: a primeira na Travessa de São Domingos de Benfica e a segunda na Estrada de Benfica.
Estas duas secções, apesar de acolherem níveis de ensino distintos, não funcionam de forma autónoma, mas sim como um todo, pelo que os alunos dos diferentes níveis de ensino têm aulas em ambas as seções.
Em cada secção, existe uma Biblioteca Escolar (BE): a da primeira secção, denominada Centro de Recursos Educativo (C.R.E.) e a da segunda secção designada de Biblioteca Coronel Alves de Fraga, sendo esta última a versada neste memorando tendo em vista a sua modernização e adequação às necessidades atuais.
Biblioteca Escolar Coronel Alves da Fraga
A Biblioteca Escolar Coronel Alves da Fraga localiza-se na Estrada de Benfica, local onde outrora era a Quinta da Alfarrobeira. Encontra-se vocacionada para apoiar os alunos do Ensino Secundário, os militares dos Cursos de Formação de Sargentos, os professores, militares e civis.
O seu acervo é constituído por uma coleção com cerca de 10 mil volumes, abrangendo monografias de áreas distintas como a Literatura, a História, a Arte, as Ciências Naturais, Exatas e Sociais, as Ciências Aplicadas e Tecnológicas, a Estratégia e História Militar.
Centro de Recursos Educativos Professor Salvador Martins
O Centro de Recursos Educativos Professor Salvador Martins, criado no ano letivo 2022-23, situa-se na Travessa de São Domingos, em Monsanto. Disponibiliza aos seus alunos do Ensino Básico e comunidade escolar todo um conjunto de obras multifacetadas de diversas áreas do conhecimento, com predomínio da Literatura Infantojuvenil.
As bibliotecas do IPE constituem um serviço de carácter técnico, pedagógico e cultural para a promoção da informação e do conhecimento no processo formativo dos membros da comunidade educativa, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.