“Nós sabíamos que havia uma guerra. Todos nós tínhamos medo, temíamos pelo nosso tempo de tropa”
Neste testemunho, o Furriel Miliciano Ranger José Romeiro Saúde conta histórias e memórias da sua comissão de serviço na Guiné, entre agosto de 1973 e setembro de 1974.
Começa por explicar o ambiente de medo que havia em Beja, pois as notícias de mortes e feridos marcavam os mais jovens. Recorda o anúncio da mobilização quando estava a dar instrução a cadetes em Lamego e a chegada à Guiné – um local “terrível”, mas onde conheceu um Guia que deu o máximo apoio possível.
Recorda e conta pormenores dos momentos positivos de camaradagem e entreajuda, além das mensagens enviadas para a família ficar descansada e as limitações impostas a essas mensagens pela PIDE, por oposição aos momentos negativos muito marcantes como as emboscadas e ataques dos inimigos em determinadas saídas do Quartel.
José Saúde é Sócio Combatente do Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes.
Projeto de parceria entre a União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista) e o Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes, com realização e edição de Nelson Patriarca, desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.