Ir para o conteúdo principal

​​​Memórias de Guerra #13 

Uma experiência vivida e contada na primeira pessoa por Jacinto Carlos Roberto Trindade


“Eu cheguei a dormir entre mortos. Mas aquilo era guerra, a gente depois vai-se adaptando.”​​​

Jacinto Carlos Roberto Trindade, cumpriu uma comissão de serviço na Guerra do Ultramar em Angola, como 1.º Cabo do Exército, entre 1966 e 1968, e é Sócio Combatente do Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes.

O testemunho apresentado regista diversos sentimentos e memórias do período que antecedeu a mobilização para a guerra, durante e após. Jacinto Trindade recorda que ao chegar a Angola ficou com a sensação de que tudo era tão diferente, uma realidade nova que estava a conhecer e, quando regressou a Beja ao fim de dois anos em Angola, também teve um sentimento de que tudo era novo e diferente.

​Jacinto Trindade recorda a camaradagem da época, relatando uma história particular de como um dos seus camaradas de armas, natural de Braga e emigrado no Luxemburgo, acabaria por tornar-se padrinho dos seus filhos. Relembra, igualmente, pequenos episódios da passagem por Angola e reflete sobre a questão de existirem guerras e conflitos entre os povos.

Projeto de parceria entre a União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista) e o Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes, com realização e edição de Nelson Patriarca, desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.​

 


Partilhar
Conteúdo