Ir para o conteúdo principal

​​​Memórias de Guerra #18 

Uma experiência vivida e contada na primeira pessoa António Lourenço Correia




​“A camaradagem era a família.”

Soldado do Exército, António Lourenço Correia apresenta o seu testemunho na Guerra do Ultramar na Guiné, na qual esteve mobilizado entre julho de 1961 e outubro de 1963.

Começa por recordar o que se sabia sobre a guerra naquela época, que era muito pouco. Depois, conta como cumpriu o serviço militar obrigatório, passando pela notícia da mobilização no dia do seu 20.º aniversário: 30 de junho. Relembra a chegada à Guiné, (seguindo depois para Bafatá), os cheiros, o estranho sentimento de medo e os receios.

Neste testemunho, António Correia recorda uma emboscada sofrida numa estrada e o som marcante das rajadas de tiro. Aborda a camaradagem entre os militares da sua Unidade, uma situação disciplinar em que esteve envolvido e, ainda, o relacionamento de grande proximidade com as comunidades locais que residiam em Bafatá.

António Correia é Sócio Combatente do Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes.

Projeto de parceria entre a União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista) e o Núcleo de Beja da Liga dos Combatentes, com realização e edição de Nelson Patriarca, desenvolvido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

 


Partilhar
Conteúdo